Lagarto de panela

0

Ingredientes:


⦁ 1 quilograma de lagarto de boi
⦁ 3 colheres de sopa de óleo
⦁ 2 cebolas
⦁ 5 dentes de alho
⦁ 2 tomates maduros
⦁ 2 folhas de louro
⦁ 1 colher de sopa de páprica doce ou picante
⦁ pimenta do reino
⦁ sal

Modo de preparo:


Comece temperando a carne de lagarto com os alhos amassados, a páprica, a pimenta do reino e o sal. Deixe por uns 30 minutos.
Dica: Para que os sabores penetrem melhor na carne misture-os com um pouco de óleo e esfregue em toda a peça.

Leve ao fogo médio uma panela de pressão com o óleo e, quando estiver quente, frite o lagarto de todos os lados até dourar. Neste passo a carne não vai cozinhar no interior, apenas formar uma “casquinha” por fora para manter o interior suculento após cozinhar na pressão.
Quando estiver bem dourada de todos os lados, retire a carne para um prato e cubra com papel alumínio, para manter a temperatura. Adicione à panela as cebolas picadinhas e o louro e refogue até a cebola ficar transparente.
Dica: Se a panela tiver muitos pedaços de carne grudados no fundo, adicione um pouco de vinho ou cerveja para desgrudar.

O passo seguinte deste lagarto de panela de pressão é adicionar os tomates picados (de preferência sem as sementes) e refogar por mais 1-2 minutos.
Dica: Se você quiser, neste momento pode adicionar também um pouco de molho de tomate. Assim o molho do lagarto ficará mais encorpado e saboroso.
Coloque de novo o lagarto na panela, cubra com água e tampe a panela. Deixe no fogo médio contando 50 minutos após a panela começar a chiar.

Após o tempo indicado deixe a pressão sair e, sem tampar, deixe ferver por mais 5 minutos, para engrossar o molho. Fatie e sirva seu lagarto cozido na cebola coberto com o molho da panela.