Lombo com molho de champignon

0

Ingredientes:

⦁ 1 quilograma de lombo bovino ou suíno
⦁ 1 taça de vinho tinto seco
⦁ 200 gramas de cogumeloslaminados
⦁ 2 cebola
⦁ 4 xícaras de caldo de carne
⦁ 1 ramo de salsinha fresca
⦁ 2 colheres de chá de Farinha de trigo
⦁ 1 colher de sopa de mostarda
⦁ 1 colher de café de Páprica ardida
⦁ 1 xícara de creme de leite
⦁ 2 colheres de chá de manteiga
⦁ 1 pitada de alho moído ou pasta de alho
⦁ 1 pitada de Sal
⦁ 1 pitada de Pimenta do reino

modo de preparo:

Comece por reunir os ingredientes necessários ao preparo desta receita de lombo bovino ou suíno.

Em seguida você começa preparando o molho de cogumelos caseiro. Para isso leve ao fogo uma panela com a manteiga e refogue a cebola picada até começar a dourar.

Acrescente os cogumelos e tempere com alho, sal e pimenta a gosto.
Dica: Se possível prefira usar cogumelos frescos, pois o sabor é mais intenso.

Salteie os cogumelos com a cebola e, quando estiverem macios, acrescente a farinha de trigo para engrossar a preparação. Misture bem para que não se formem grumos.

Agora adicione o caldo de carne e espere ferver para então juntar também o vinho, a mostarda e a páprica. Com estes ingredientes garantimos que a receita de Lombo com molho de champignon fica bem saborosa!

Mexa o molho de vez em quando até espessar. Depois baixe o fogo, acrescente o creme de leite e a salsinha, volte a misturar e desligue. Um bom molho deve ser brilhante e com sabores equilibrados, por isso prove e acrescente mais sal e pimenta se necessário.

Chega a hora de cozinhar a carne! Corte o lombo em medalhões com 2 cm de espessura e tempere com sal e pimenta. Cozinhe numa frigideira com um pouco de óleo até dourarem de ambos os lados.

Não se esqueça que a carne bovina deve manter-se ligeiramente rosada no interior, pelo que bastará cozinhar 1-2 minutos de cada lado para conseguir a carne no ponto.

Se estiver usando lombo suíno certifique-se de que fica bem cozinhado. Quando a carne estiver pronta, retire para os pratos de servir e deixe repousar um pouco.
Dica: Evite ficar virando a carne de um lado e do outro, pois isso fará com que perca os seus sucos e fique menos suculenta.

Verta o molho de champingon sobre a carne e está pronto a servir! Acompanhe esta receita de lombo com molho de champignon com purê de mandioca especial ou, se você procura uma opção mais sofisticada, prepare batata gratinada.