Confira dicas de como solicitar o auxilio maternidade em 2023

Vamos te motrar tudo sobre como solicitar o auxilio maternidade, os valores e a documentação necessária!

O auxílio maternidade é um benefício concedido às mulheres que acabaram de ter um filho e que contribuem para a Previdência Social. Para saber como solicitar o auxilio maternidade, é preciso seguir alguns passos importantes e estar atento aos prazos estabelecidos pelo INSS.

Publicidade

A primeira coisa a se fazer é agendar um atendimento no INSS, seja pelo site ou pelo telefone 135. É importante ter em mãos todos os documentos necessários, como carteira de trabalho, certidão de nascimento do filho, CPF, identidade e comprovante de residência. Além disso, é necessário ter contribuído para a Previdência Social por pelo menos 10 meses.

É importante lembrar que saber como solicitar o auxílio maternidade é um direito garantido por lei e que as mulheres devem buscar seus direitos para garantir uma licença maternidade tranquila e segura. Fique ligado neste artigo pois ensinaremos como solicitar o auxilio maternidade.

Como solicitar o auxilio maternidade?

Para  saber como solicitar o auxílio maternidade, é necessário que a gestante esteja devidamente cadastrada no INSS. O primeiro passo é realizar o agendamento da perícia médica, que deve ser feito pela internet ou por telefone. Após a confirmação da data, é preciso comparecer à agência do INSS com todos os documentos necessários.

Entre os documentos exigidos para solicitar o auxílio maternidade estão: carteira de trabalho, CPF, RG, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, além do atestado médico que comprove a gravidez.

VEJA MAIS AQUI: Uma deliciosa receita de almondegas com molho de tomate

Após a análise dos documentos e da perícia médica, o INSS irá conceder o auxílio maternidade para a gestante. O valor do benefício é calculado com base na média dos salários dos últimos 12 meses antes do afastamento, e pode ser pago por até 120 dias.

como solicitar o auxilio maternidade
Confira dicas de como solicitar o auxilio maternidade em 2023 1

É importante que a gestante verifique se possui todos os documentos em mãos antes de comparecer à agência, para evitar atrasos no processo. Vale ressaltar que você saber como solicitar o auxílio maternidade é um direito garantido por lei, e todas as gestantes que contribuem para o INSS têm o direito de solicitar o benefício.

Qual prazo para receber o auxilio maternidade?

Depois que você aprender como solicitar o auxilio maternidade, que é um benefício é concedido pelo INSS, oprazo para receber o auxílio maternidade varia de acordo com a situação da mãe.

Confira dicas de como solicitar o auxilio maternidade em 2023
Confira dicas de como solicitar o auxilio maternidade em 2023 2

Para as mulheres que trabalham com carteira assinada, o prazo para receber o auxílio maternidade é de 120 dias. Esse período começa a contar a partir do parto ou da data em que a mãe adotou a criança. Já para as mulheres que são seguradas do INSS, mas não têm carteira assinada, o prazo é de 28 dias. Nesse caso, é necessário que a mãe faça a solicitação do benefício através do site do INSS ou em uma agência da Previdência Social.

É importante ressaltar que o prazo para receber o auxílio maternidade pode ser estendido em casos de complicações no parto ou de internação do bebê. Além disso, o benefício pode ser solicitado até 90 dias após o nascimento ou adoção da criança.

Qual é o valor pago pelo auxilio maternidade?

O valor pago pelo auxílio maternidade é calculado com base no salário da mulher e pode variar de acordo com a remuneração recebida. Em geral, o valor do benefício é de um salário mínimo, mas pode chegar a até R$ 6.101,06 em casos específicos.

Para ter direito ao auxílio maternidade, a mulher precisa estar trabalhando e contribuindo para a Previdência Social. Além disso, é necessário que ela tenha dado à luz ou adotado uma criança, e que esteja em licença-maternidade. O período de licença varia de acordo com a empresa em que a mulher trabalha, mas em geral é de 120 dias.

Confira dicas de como solicitar o auxilio maternidade em 2023
Confira dicas de como solicitar o auxilio maternidade em 2023 3

VEJA TAMBÉM: Uma deliciosa receita de abobrinha recheada

O valor pago pelo auxílio maternidade pode ser uma ajuda importante para as mulheres que precisam se dedicar aos cuidados com o bebê nos primeiros meses de vida, ou seja, é um direito que quase todas as mães, sendo trabalhadoras ou não, possuem direito de solicitar quando forem ter um bebê.

Gostou de saber como solicitar o auxilio maternidade?

Se você gostou de saber dessas dicas que acabamos de te dar, acesse o site do Guia da Culinária para descobrir outras dicas extremamente úteis e valiosas para o seu dia a dia e compartilhe com seus amigos!