Coxa de frango creme

0

Ingredientes:

⦁ Para a galinha e para o caldo:
⦁ 10 pernas inteiras (coxas e sobrecoxas) de galinha
⦁ 1 xícara de alho-poró picadinho
⦁ ½ cebola picadinha
⦁ 1 cenoura picadinha
⦁ 1 xícara de aipo picadinho
⦁ 2 folhas de louro
⦁ 20 grãos de pimenta do reino inteiros
⦁ sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
⦁ Para o creme:
⦁ 1½ litros de caldo de galinha
⦁ ½ litro de leite integral
⦁ 150 gramas de farinha de trigo
⦁ 150 gramas de amido de milho
⦁ 4 gemas
⦁ sal a gosto
⦁ Para empanar e fritar:
⦁ 4 claras ligeiramente batidas
⦁ farinha de trigo
⦁ farinha de rosca
⦁ óleo de girassol

modo de preparo:

Comece preparando a carne retirando as peles e as cartilagens das pernas de frango e deixando o osso. Depois tempere a carne com sal e pimenta do reino e deixe ficar por, pelo menos, 1 hora.
Dica: Para conseguir um bom acabamento da coxa, raspe o osso da ponta com uma faca afiada.

Para cozinhar as coxas como fazem no restaurante Confeitaria Colombo coloque em uma panela o alho-poró, a cebola, a cenoura, o aipo, as folhas de louro e os grãos de pimenta e adicione água. Leve ao fogo até ferver e, nesse momento, acrescente as coxas.

Cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver, até ficarem macias – o que demorará cerca de 40 minutos.
Dica: Se necessário, adicione mais água no momento em que junta as coxas, pois elas precisam ficar submersas.

Quando a carne estiver pronta retire-a do caldo e deixe esfriar. Depois reserve as coxas na geladeira e coe o caldo, para filtrar os temperos e o excesso de gordura.

Chega a hora de preparar o creme que dá o nome a resta receita de coxa creme! Para isso leve o caldo de novo ao fogo e acrescente nele metade do leite. No leite restante você dissolve a farinha de trigo, o amido de milho e as gemas.

Quando o caldo estiver fervendo adicione a mistura de leite, farinhas e ovo através de uma peneira. Fique mexendo com um batedor até obter um creme liso e espesso, como um molho branco, e acerte o sal e a pimenta. Depois desligue o fogo e fique mexendo por mais um pouco, para baixar a temperatura.

O passo seguinte é mergulhar cada perna no creme, segurando pela extremidade do osso. Envolva bem a carne no creme, até se formar uma película em toda ela, e deixe esfriar por completo.

Depois empane passando as pernas na farinha de trigo, depois nas claras e, finalmente, na farinha de rosca. Reserve na geladeira por 15 minutos.
Dica: O ideal é que o osso não pegue nem creme nem os ingredientes de empanar.

Finalmente esquente o óleo (a temperatura ideal é 160ºC) e frite as pernas até ficarem douradinhas. Retire para um prato com papel absorvente, para escorrer o excesso de óleo e ficarem sequinhas, e estão prontas!