As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

Publicidade - OTZAds

Você sabe o porquê é tão importante ficar por dentro de algumas receitas para diabéticos? De acordo com o jornal CNN, em uma pesquisa feita em 2021, a Federação Internacional de Diabetes compartilhou que o número de diabéticos no mundo inteiro é de, pelo menos, 537 milhões de adultos!

Enquanto isso, aqui no Brasil, as pesquisas mais recentes apontam que 16,8 milhões de pessoas sofrem com a doença e só em 2021 mais de 214 mil diabéticos entre 20 e 79 anos morreram por causa dela. Além de tudo isso, mais de 57% dos brasileiros pararam de fazer seus exames de rotina entre outubro de 2020 a setembro de 2021.

Todas essas informações deixam bem claro que a diabete ainda é uma doença que muitas pessoas não tratam com muita seriedade ou até mesmo deixam de fazer exames para saber se precisam se prevenir! Por isso, antes de partir de uma vez para as receitas para diabéticos, precisamos entender mais sobre essa doença. E não se esqueça de ficar até o final para garantir um e-book com receitas exclusivas!

Publicidade - OTZAds

O que é diabetes?

A diabetes é uma doença causada pelo aumento de glicose no sangue – glicose é um tipo de carboidrato, e ela cresce com a grande ingestão de açúcar ou massas que viram açúcar no nosso organismo. Isso acontece principalmente porque o hormônio insulina ou está em falta ou não consegue fazer a distribuição de glicose para o corpo todo.

receitas para diabéticos
(Reprodução: Freepik)

Por causa disso, a glicose fica acumulada no sangue, e a isso os médicos dão o nome de hiperglicemia. A diabetes pode ser classificada em três tipos principais: a Diabetes Tipo 1, a Diabetes Tipo 2 e a Diabetes Gestacional. Cada uma delas tem suas especificidades e pode ser mais grave do que a outra; e além delas, também há mais tipos que não foram citados aqui.

Independente do tipo, a diabetes é uma doença que causa desde a amputação de membros do corpo até a morte se não for tratada do jeito correto! Por isso, hoje em dia, há várias receitas para diabéticos espalhadas por aí, incluindo as 10 que colocamos na nossa lista; mas mesmo que você vá fazê-las, é preciso entender outras formas de se prevenir. 

Publicidade - OTZAds

Como prevenir a diabetes?

Algumas das dicas que vamos dar aqui podem parecer óbvias, mas acredite: muitas pessoas não cumprem nenhuma delas! O primeiro passo para prevenir a diabetes é ter uma alimentação balanceada – nossas receitas para diabéticos podem te ajudar, mesmo que você não seja um deles.

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!
(Reprodução: Freepik)

Junto com a alimentação saudável, não ingerir álcool e não fumar são outros fatores importantes para manter a saúde do seu corpo. Também é imprescindível lembrar que fazer exercícios físicos pelo menos 3 vezes durante a semana auxilia nessa prevenção, já que o sedentarismo pode ser um dos causadores da hiperglicemia. 

E uma das dicas mais importantes é: faça os seus exames de rotina e acompanhamento com médicos! Com isso, você consegue saber se precisa melhorar algo na sua alimentação ou outros aspectos do seu dia-a-dia. Mas se você já está com algum receio, e por isso está procurando receitas para diabéticos, veja a seguir como saber se você já tem a doença.

Publicidade - OTZAds

Como saber se tenho diabetes?

Para que você saiba se tem diabetes, é necessário fazer um exame chamado de glicemia de jejum. Se a sua glicemia estiver acima de 200mg/dl, significa que você tem a doença. Caso o valor esteja entre 140 e 199 g/dl, você está pré-diabético e ainda pode seguir os passos anteriores para começar a prevenção.

Caso você já tenha feito o teste e tenha sido diagnosticado com diabetes, mas agora não sabe o que fazer, acalme-se! Para manter tudo sob controle, você só precisa fazer uma consulta com um médico de confiança e entender melhor quais são os próximos passos de monitoração e manutenção.

E, é claro, você também precisa entender que não é o fim do mundo! Felizmente, com o avanço das tecnologias e da sociedade, hoje em dia existem muitas receitas para diabéticos que você pode incluir no seu dia-a-dia e não sentir falta ou vontade de ingerir algo que não pode. Continue acompanhando nosso texto para saber quais são elas!

Publicidade - OTZAds

Por que é tão importante conhecer receitas para diabéticos?

Ora, a resposta parece ser óbvia, mas é indispensável falar (ou relembrar). As receitas para diabéticos fazem parte de uma alimentação saudável, portanto, elas servem para garantir um maior controle da doença.

Dessa forma, a alimentação balanceada auxilia a reduzir o risco de complicações – e a reduzir o risco de contrair a doença – e, quem sabe, a diminuir a quantidade de medicamentos que o paciente precisa usar, até mesmo a insulina. 

Enfim, fazer um acompanhamento com um nutricionista com certeza é uma ajuda imensa; e como paciente, você deve fazer a sua parte! Por isso, além de apresentarmos todos esses dados importantes, também preparamos uma lista com as melhores receitas para diabéticos!

Publicidade - OTZAds

Receitas para diabéticos: as 10 melhores!

Agora, depois de ficar ciente da importância de entender melhor sobre a diabetes, você pode acompanhar as 10 melhores receitas para diabéticos que preparamos. Acompanhe nos tópicos a seguir com algumas amostras, e logo depois adquira seu e-book completo com receitas incríveis e exclusivas!

Suflê de frango

O típico suflê que costumamos comer como uma janta, almoço ou até mesmo lanche da tarde, é uma mistura de ovos com farinha de trigo ou maisena. No entanto, sendo uma das receitas para diabéticos, é claro que uma massa não estaria nessa lista.

Imagem/Reprodução: Sebastian Coman (Unsplash)
Imagem/Reprodução: Sebastian Coman (Unsplash)

Por isso, nós apresentamos um suflê de frango 100% adaptado para diabéticos! Sem nenhum tipo de farinha que o transforme em uma massa, o nosso suflê é uma dica preciosíssima para implementar na sua cozinha!

Quiche de espinafre

Assim como o suflê de frango, uma quiche também é uma massa; é uma torta recheada, normalmente, com um recheio que tem a base feita com ovos e creme de leite – e depois você pode acrescentar o que quiser na mistura.

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

Você pode servi-la em um almoço ou jantar, ou até mesmo em lanches, do mesmo jeito que o suflê. Apesar de ser uma massa, nossa receita é adaptada, obviamente, para diabéticos, então você não precisa se preocupar. É só clicar no link abaixo para ver o passo a passo!

Patê de atum

Você já deve conhecer o patê de atum: é um creme, comprado ou feito em casa, que você pode comer em qualquer horário do dia. Preferencialmente, é servido em cafés da manhã, lanches ou petiscos. 

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

Você pode comer com pães, biscoitos, ou adaptar para outros petiscos que cabem na sua dieta. Como todas as nossas receitas para diabéticos são adaptadas para uma alimentação saudável, essa de patê não deixaria de ser também!

Patê de alho

Do mesmo jeito que o patê de atum, o patê de alho é um creme que você pode comprar ou fazer e servir, de preferência, no café da manhã, em lanches ou petiscos; e a nossa receita é muito mais saudável do que comprar pronto!

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

O alho é um alimento que ajuda a controlar a pressão sanguínea e o colesterol; é um aliado fortíssimo da alimentação saudável, e por isso o patê é uma das receitas para diabéticos que não poderia deixar de faltar nessa lista.

Molho de queijo parmesão

O molho de queijo parmesão pode parecer uma receita estranha, mas ela é deliciosa e se encaixa em várias refeições. Você pode servir com macarrão, com carnes, ou até mesmo como parte do recheio de um sanduíche!

 

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

É um molho que com certeza precisa fazer parte de uma lista de receitas para diabéticos, visto que é saudável e gostoso; e também não pode faltar na sua casa. É só clicar no link abaixo para ver o passo a passo!

Requeijão de Castanha

Nós sabemos que é bem provável que você tenha ficado surpreso com o nome da receita, já que costumamos comprar requeijão pronto; normalmente, as pessoas fazem em casa com leite talhado e até adicionam creme de leite.

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

Mas sabemos que as receitas para diabéticos precisam ser adaptadas e essa é uma delas, porque o leite utilizado é o da castanha, não o leite de vaca! Clique no link sinalizado a seguir para ler o passo a passo e já começar a fazer na sua casa.

Salada Grega

A salada grega é, obviamente, originária da Grécia; ela atualmente tem esse nome porque, quando surgiu nos restaurantes Gregos, era uma salada considerada simples, mas cara! Esses restaurantes queriam conseguir mais dinheiro com mercadorias baratas.

 

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

No entanto, ao adicionarem um certo tipo de queijo sem a intenção de mais gastos, transformaram essa simples receita em uma iguaria! E, é claro, ela é uma das receitas para diabéticos que você pode comer sem medo.

Arroz de couve-flor com camarão

Você sente falta de comer arroz ou algum carboidrato? Pessoas diabéticas não podem consumir tanto arroz (algumas não podem nada, nem um pouquinho), porque é um carboidrato que vira açúcar no organismo.

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

Por isso, nós preparamos uma receita que vai matar essa sua vontade de comer arroz, e é deliciosa! Só para você saber: ao invés de comer o arroz carboidrato, a ideia é se deliciar com um arroz de abobrinha!

Torta de atum

Dentre as nossas receitas para diabéticos, já apresentamos o suflê de frango e a quiche de espinafre, que são receitas super adaptadas para que você não precise comer carboidratos e massas.

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

Nessa receita de Torta de atum, é claro que não seria diferente! Você já pode ficar ciente que a massa não leva farinha de trigo, mas sim ovos e creme de leite. É só clicar no link abaixo para entender melhor!

Torta de abobrinha

A nossa última receita da lista é a de uma torta de abobrinha. E assim como a torta de atum, a massa não tem nada de carboidratos, então você, diabético, pode comer sem medo algum!

As 10 receitas para diabéticos que você precisa conhecer!

Apesar de ser um ingrediente que talvez poucas pessoas gostem, a abobrinha é super versátil e deliciosa; é preciso apenas saber como prepará-la! Consulte o passo a passo da nossa última receita no link abaixo.

 

Um e-book só para você!

Se você gostou dessas 10 receitas para diabéticos que apresentamos aqui, com certeza ficou super interessado em outras – mesmo que você não tenha diabetes, é melhor prevenir, não é?! Pensando nisso, nós preparamos um e-book cheinho de receitas para você! Caso você queira adquirir o seu, é só clicar no link abaixo:

Todas essas dicas com certeza te deixaram interessado em adquirir uma alimentação mais saudável, não é? Porque variar o cardápio do seu dia-a-dia é indispensável para uma alimentação prazerosa, e comidas saudáveis também são uma delícia!

O que achou das nossas receitas para diabéticos?

Esperamos que as dicas que demos no texto tenham te deixado interessado em começar a melhorar sua alimentação, e que você tenha percebido que comidas saudáveis também são muito gostosas. 

E para finalizar de uma vez por todas, é importante falar que você não pode deixar a oportunidade de ficar por dentro de mais receitas incríveis passar! Clique aqui para conhecer tanto essas receitas quanto o nosso site, você com certeza não vai se arrepender!

Rolar para cima