Ingredientes:
⦁ 1 xícara de ⦁ cacau em pó
⦁ ¾ xícara de farinha de sorgo
⦁ ¾ xícara de amido de milho
⦁ ½ xícara de polvilho doce
⦁ 2 xícaras de açúcar (320 gramas)
⦁ 1 xícara de ⦁ leite misturado
⦁ 1 xícara de óleo (240 mililitros)
⦁ 100 gramas de ⦁ chocolate derretido
⦁ 4 ovos
⦁ 1 colher de sopa de vinagre de maçã
⦁ 1 colher de chá de goma xantana
⦁ 1 colher de chá de essência de baunilha
⦁ 1 colher de chá de fermento para bolo (colher rasa)
⦁ 1 colher de café de bicarbonato de sódio
Modo de preparo:
Comece por adicionar o vinagre ao leite e reserve. Naturalmente o leite irá começar a coalhar, dando origem ao leitelho.
Numa tigela misture o cacau com a farinha de sorgo, o amido, o polvilho. A goma xantana, o fermento, o bicarbonato e o sal. Numa outra tigela bata os ovos com o açúcar e a essência na batedeira até virar um creme.
Dica: A goma xantana ajuda a conseguir uma massa de bolo sem glúten mais consistente, que não esfarela.
Junte ao creme de ovos e açúcar o óleo e o chocolate derretido e volte a bater. Pouco a pouco adicione os ingredientes secos da tigela alternando com o leitelho.
Quando a massa deste bolo com farinha de sorgo estiver homogênea. Coloque numa forma de bolo com furo central untada e polvilhada com cacau. Leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 40-45 minutos
Retire o bolo de chocolate com farinha de sorgo do forno e deixe esfriar um pouco. Sirva em seguida, se quiser cobrindo com ganache de chocolate, e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!.