Carne de panela com cerveja

Carne de panela com cerveja

Ingredientes:

  • 1 peça de carne bovina com 1 kg
  • 2 cebolas bem grandes
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 1 lata de cerveja puro malte (em temperatura ambiente)
  • pimenta do reino a gosto
  • sal

modo de preparo:

Publicidade - OTZAds

Primeiramente tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Se você quiser pode também cortar fora os pedaços de gordura maiores, porém lembre que a gordura é importante para conferir mais suculência e sabor na carne.
Dica: A peça de carne usada pode ser maminha, alcatra, fraldinha ou ponta de costela.

Corte as cebolas em rodelas grossas. Em uma panela de pressão faça uma cama com metade das cebolas e, por cima, coloque metade do caldo de carne em pedacinhos.

Ajeite a carne sobre essa cama de cebola e, depois, cubra com o restante das cebolas e caldo de carne.

Publicidade - OTZAds

Agora despeje a lata de cerveja, que deverá estar em temperatura ambiente, tampe a panela e leve ao fogo baixo. Conte 1 hora depois que pegar pressão.
Dica: Abra a panela na metade do tempo (30 minutos) para ver como a carne está pois, dependendo do fogo do seu fogão, o caldo pode secar. Se isso acontecer, coloque um pouco mais de água e volte para a pressão.

Após o tempo do cozimento indicado a carne estará pronta, bem dourada e com um molho de carne de panela formado com a cerveja e a cebola.

Transfira a carne para um refratário e fatie-a com cuidado, pois fica muito macia e com risco de desmanchar.

Publicidade - OTZAds

Cubra a carne fatiada com o molho que ficou na panela e finalize com cheiro verde. Sirva com arroz branco, salada e batata frita, fica uma delícia.

Rolar para cima