Receita de Pavê de Panetone sem glúten

0

Quem tem intolerância a Glúten acaba muitas vezes ficando de fora das festas de fim de ano, por isso desta vez criamos um prato especial, nossa Receita de Pavê de Panetone sem glúten é um presente de natal para todos.

Receita de Pavê de Panetone sem glúten

Simples e deliciosa sem a adição de glúten, essa Receita de Pavê de Panetone sem glúten vai mudar de uma vez por todas a forma como você aproveita a ceia de natal.

Ingredientes Pavê de Panetone sem glúten:

  • 1 unidade de panetone sem glúten de 500g
  • 1 lata de leite condensado light (use o que preferir)
  • 2 caixas de creme de leite (uso sem lactose)
  • ½ unidade de fava de baunilha ou extrato de baunilha a gosto
  • 500 mililitros de leite semi desnatado
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
  • 250 mililitros de vinho do Porto
  • Cravo, canela em pau e sementes de cardamomo a gosto
  • 1 colher de sopa de açúcar demerara
  • 250 gramas de chocolate meio amargo sem glúten (uso Callebault)
  • nozes e damasco para decorar (opcional)

Passo a passo Pavê de Panetone sem glúten:

  1. Comece preparando esta sobremesa de Panetone colocando em uma panela o leite condensado, o leite, o amido de milho, 1 caixinha de creme de leite, as raspas das sementes de baunilha e a fava. Misture bem e leve ao fogo até começar a engrossar – a consistência é de um mingau leve. Desligue e reserve até amornar.
  2. Em outra panela pequena prepare a calda para umedecer as fatias do Panetone: coloque o vinho, o cravo a canela em pau, o cardamomo e o açúcar demerara. Misture bem e ligue o fogo. Deixe ferver por uns 5 minutos, desligue e reserve.
  3. Dica: Ao ferver o vinho do Porto este perde o álcool, assim a receita é válida também para crianças.
  4. Para terminar o preparo dos ingredientes do pavê de Panetone coloque o chocolate picado em um recipiente de vidro e derreta em banho-maria ou no microondas. Mexa bem para derreter por completo.
  5. Adicione a outra caixinha de creme de leite ao chocolate derretido e misture até virar um creme homogêneo. Reserve este ganache, que usaremos como cobertura do pavê.
  6. Montagem: começamos colocando no fundo do recipiente em que iremos servir o pavê uma camada de Panetone fatiado.
  7. Dica: Você pode usar o Panetone que quiser nesta receita, no meu caso usei Panetone sem glúten mas também fica uma delícia com Chocotone.
  8. Em seguida molhe as fatias de Panetone com a calda de vinho do porto.
  9. O passo seguinte desta sobremesa de Panetone é colocar metade do creme de baunilha, espalhando bem com uma colher ou espátula.
  10. Coloque mais uma camada de Panetone fatiado e repita o processo de molhar com a calda e depois colocar a outra metade do creme de baunilha.
  11. Finalize colocando todo o ganache de chocolate por cima e enfeitando com nozes, damasco e o que preferir. Leve para gelar por, no mínimo, 3 horas.