Lombo ao molho de tamarindo

1

Ingredientes:

⦁ 1 quilograma de ⦁ lombo bovino
⦁ 1 unidade de ⦁ cebola branca
⦁ 1 copo de ⦁ vinho tinto
⦁ 1 colher de sopa de açúcar
⦁ 3 colheres de café de tamarindo
⦁ 1 colher de café de manteiga
⦁ 500 mililitros de caldo de carne
⦁ 1 colher de café de salsinha
⦁ 1 colher de café de ⦁ gengibre em pó
⦁ 1 pitada de pasta de alho
⦁ 1 colher de chá de óleo de girassol
⦁ 1 pitada de sal
⦁ 1 pitada de pimenta do reino
⦁ 1 colher de chá de maisena

modo de preparo:

O primeiro passo para fazer esta receita de carne com tamarindo é reunir e preparar os ingredientes – corte o lombo em medalhões.

Prepare o tamarindo: descasque e retire o máximo de filamentos que conseguir. Coloque a polpa em um recipiente junto com 2 xícaras de água quente, e reserve por 15 minutos, para hidratar. Depois separe a polpa do tamarindo das sementes, esfregando-as em uma paneira.

Após o passo anterior, comece preparando o molho da carne: leve ao fogo médio uma panela com o óleo e refogue a cebola cortada em pedaços e temperada com sal, pimenta e pasta de alho.

Quando a cebola estiver macia, acrescente o açúcar, misture e deixe caramelizar levemente.

O passo seguinte deste molho de tamarindo é acrescentar à panela o caldo de carne caseiro ou industrializado, o gengibre, o vinho, a maisena e a polpa de tamarindo. Deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, ou até que o líquido reduza a metade.

Após o passo anterior, passe o líquido por uma peneira e leve ao fogo médio, na mesma panela. Acrescente a manteiga e deixe reduzir por mais alguns minutos, até que fique espesso ao seu gosto. Se necessário, corrija o sabor com mais sal e pimenta.

Enquanto isso, tempere a carne com sal e pimenta e cozinhe em uma frigideira em fogo médio com um pouco de óleo. Cozinhe a carne de um lado e do outro, até ficar ao seu gosto.
Dica: Se gostar da carne bem passada, tampe a frigideira depois de dourar a carne de ambos os lados e deixe ficar por mais alguns minutos.

Quando o molho e a carne estiverem prontos ao seu gosto, está na hora de servir! Desfrute desta receita de lombo ao molho de tamarindo acompanhando com por exemplo, arroz branco ou batatas gratinadas.